Uma "Loca Área Network" caracteriza-se por ocupar uma área limitada, no máximo um edifício, ou alguns edifícios próximos, muitas vezes limita-se a apenas um piso de um edifício, um conjunto de salas, ou até uma unica sala. São redes de débito médio ou alto (desde 10 Mbps até 1 Gbps, sendo atualmente o valor de 100 Mbps o mais comum).
A tecnologia mais divulgada é a "ethernet" ainda em "broadcast", ou usando já "comutação". Existe um conjunto de serviços e protocolos que são característicos das redes locais e que fazem parte da definição de rede corporativa.
MAN's (Rede metropolitana)
Uma "Metropolitana Área Network" é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas, por exemplo, para interligar vários edifícios afins dispersos numa cidade.
Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desenvolvimentos mais recentes para acesso a internet de altas velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).
WAN's (Rede de área alargada)
A rede de área alargada "Wide Área Network" tem a dimensão correspondente a países, continentes ou vários continentes. São na realidade constituída por múltiplas redes interligadas, por exemplo LANs e MANs, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informações se processem é necessário um elo comum assente sobre essa tecnologia heterogênea. Esse elo comum é o protocolo de rede.
WLAN (Rede local sem fios)
Tem crescido a atualização de redes locais sem fios, conhecidas como "Wireless Locas Área Network". Além de seres adequadas a situação em que é necessário mobilidade, são flexíveis e de fácil instalação.
Embora os equipamentos sejam mais caros do que para uma LAN tradicional a redução significativa dos custos de instalação são muitas vezes compensatória.
SAN (Rede de armazenamento)
As redes de armazenamento "Storage Área Network" são usadas para ligações de curta distância (dentro de uma sala) entre servidores e dispositivos de armazenamento de massa. São redes de muito alto débito que recorrem a tecnologias distintas, como por exemplo "fiber-channel", ou mesmo barramentos SCSI.
VPN (Rede privada virtual)
As redes privadas virtuais "Virtual Private Network" utilizam uma rede pública, por exemplo, a internet para estabelecer uma ligação de dados entre dois pontos, estes dados tem a particularidade de serem codificados (cifrados) de tal forma que apenas os dois intervenientes os conseguem compreender.
Os dois pontos da ligação passam a funcionar como encaminhadores (routers) para as respectivas redes. Esta técnica pode ser usada para interligar redes distantes pertencentes a uma mesma organização, com baixa qualidade, mais com grandes vantagens econômicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário