Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

IPV6 X IP4

O cabeçalho do IPV6 tem menos informação que o IPV4.

Payload Length (comprimento de 16 bits)- representa o volume de dados em bytes que pacote transporta.

Next Header (8 bits)- aponta para o primeiro cabeçalho de extensão.

Source Address(Endereço da fonte- 128 bits) identifica o endereço de origem do pacote.

Desitination Address(Endereço de destino- 128 bits) identifica o local final do pacote.

No IPV6, o host é responsável pela fragmentação é o host, e não os roteadores intermediários como no caso do IPV4.

No IPV6, um prefixo não fragmentável do datagrama é copiado para cada fragmentos.

Vantagens e Desvantagens=

-Vantagens:

Maior quantidade de endereços disponíveis, ele utiliza 128 bits para endereços

Na configuração stateful o host obtém os endereços e outras configurações adicionais de um servidor

No IPV6 há possibilidade de se utilizar jumbograms para transferir  mais que isso(até 4.294.967.295 bytes).

-Desvantagens:

Um potencial problema é que ele é menos eficiente ao utilizar a banda disponível, o que pode causar lentidão em sites de rede com menor banda disponível.

Os MTU'a a serem utilizados dos dados serão definidos pela origem.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Endereçamento IP/Gateway/Mascara


ENDEREÇAMENTO IP

É dividido em duas partes, sendo a primeira responsável por identificar a rede à qual o computador está conectado, e a segunda é utilizada para identificar os Hosts que pertencem à rede. Para permitir uma maior gama de endereços IP, o endereçamento foi dividido em cinco classes diferentes, que utilizam a nomenclatura A, B, C, D e E para identificá-las. As classes D e E não são utilizadas e foram desenvolvidas para utilizações futuras. Cada classe reserva um número diferente de octetos para seu endereçamento de rede e diferenciam pequenas, médias e grandes redes.

Em uma rede de classe A, o primeiro octeto é atribuído para identificar a rede e os três últimos identificam os Hosts.

Na classe B, os dois primeiros octetos identificam a rede e os dois últimos identificam os hosts.
Já na classe C, os três primeiros octetos identificam a rede e o último octeto identifica os hosts.

GATEWAY

É um dispositivo intermediário geralmente destinado a interligar redes servindo de caminho para elas. Pode também separar domínio de colisão ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos: roteadores, firewalls e Proxy.

MASCARA

A máscara de sub rede é normalmente formada por apenas dois valores: 0 e 255, como em 255.255.0 ou 255.0.0.0, onde o valor 255 indica a parte endereço IP referente à rede, e o valor 0 indica endereço IP referente ao host. Na internet existem redes de classe A, B, C, E e E, onde as classes D e E são usadas somente para testes para expansões futuras.
Na classe A, apenas o primeiro octeto identifica a rede, na classe B são usados os dois primeiros octetos e na classe C temos os três primeiros octetos reservados para a rede e apenas o último reservado para a identificação do host dentro dela.
Ao configurar uma rede local, pode-se escolher a classe de endereços mais adequada. Para uma pequena rede, uma faixa de endereços de classe C, que é mais apropriada, para uso doméstico Em uma rede de maior porte, com mais de 254 micros, passa a ser necessário usar um endereço de classe B, permitindo um total de 65.534 endereços. 



Configurando IP'S no Windows Seven

Clique em iniciar e depois em Painel de controle.

  

Com o Painel de controle aberto, clique em Rede e Internet.







Dentro da janela que abriu, clique em Central de compartilhamento e rede.






Dentro da Central de compartilhamento, clique em Modificar configurações dos adaptadores.






Neste ponto, se todos os drivers das placas de rede ou wireless que você tem em seu computador já foram instalados, você deve estar vendo todas as conexões que existem no seu sistema. No meu caso, eu tenho três conexões em meu computador, a primeira Local Area Connection, é a conexão local, mais fácil dizer A placa de rede, que pode ser conectada via cabo. A segunda VirtualBox host-only Network, é uma conexão que foi criada pelo programa VirtualBox, este programa cria uma maquina virtual para que você possa instalar outro sistema dentro do Windows, eu já falei sobre ele. A conexão é simplesmente para que a Internet e a rede funcione dentro da maquina virtual. A terceira conexão Wireless Network Connection, é a conexão de rede sem fio.






Para alterar o IP de cada uma das conexões, vamos fazer o seguinte: Clique com obotão direito do mouse sobre a conexão que deseja alterar e depois clique em Propriedades.

Dentro das Propriedades da conexão , escolha a opção, Protocolo de TCP/IPv4, e clique em Propriedades, não se preocupe com as outras opções, eu vou falar sobre elas em novas postagens.







Agora você chegou no local onde queria, é neste local que você coloca o IP de modoautomático ou fixo. Por padrão, o sistema vem com o IP automático configurado, caso queira colocar um IP manualmente, clique em Usar o seguinte endereço IP e coloque o IP que o seu provedor ou administrador libera pra você conectar à Internet ou à rede local.

O IP da imagem abaixo é apenas uma demonstração, configure o sistema de acordo com as suas necessidades.






Depois que você colocou o IP, confirme tudo, clicando em OK nas duas janelas que estão abertas.

Fonte: http://www.redesturbo.blogspot.com.br/